História da Escola Municipal General Tasso Fragoso

       

     Em  1977 é  inaugurado, no bairro  de  Padre  Miguel,  o  Centro  Interescola  General Tasso  Fragoso  essa  modalidade  de  ensino  implantada  na  época  era  diferente  da  organização  das  escolas  em séries  para  lecionar  matérias  comuns,  ela era uma escola  que  atendia  alunos de todas  as  outras escolas  do bairro  para aprenderem  práticas  que ajudassem  em formações  profissionais  ou  apenas  complementassem  o tempo  de estudo  desses  alunos.   

      Enquanto atendeu a comunidade como centro interescolar a Tasso Fragoso oferecia oficinas  de;
       - Programa de interação e comunicação (teatro , poesia , diálogos...)
       - Técnicas comerciais (datilografia ; preenchimento  de boletos ,  e currículos...) 
       - Técnicas industrias (trabalhos manuais com madeira, com argilas e etc...)
       - Técnicas agrícolas (criação de frango, horta...) 
       - Educação para  o lar (costura, culinárias, bordado...)
      Em  1978  a  escola  passa atender ,além  das matérias  técnicas,  as turmas de núcleo comum , de 5ª à 8ª série.  
            


    
    Alguns anos depois os projetos de educação técnica deixam de existir e a escola passa a atender apenas ao segundo segmento do ensino regular em dois turnos, como era padrão das escolas municipais da época. Somente por volta do ano de 2004 que recomeça um novo projeto voltado a educação técnica, o PET (Pólo de Educação para o Trabalho), porém nesse novo formato o projeto tinha sua administração separada da administração da unidade escolar, dividindo apenas o espaço físico da escola, mas ainda mantinha tinha seu trabalho todo integrado às vivências da escola e atendia aos alunos na U.E. e também das outras escolas do bairro no contra turno, com aulas de dança, culinária, grafite, cerâmica e outras. Atualmente o PET não existe mais.
                    
                                              



    A escola sempre teve grande vínculo com o bairro, era muito presente nos desfile cívicos em comemoração  ao Dia da Independência, no 7 de setembro, e participou de muito eventos campeonatos  esportivos e de danças sempre atendendo com diversidade as pessoas que moram no bairro. 

                                             



   

  A escola manteve um lindo projeto de música entre os anos 80 e 90, com um Coral de alunos regido pela professora Regina de Moraes, que fez apresentações em diversos eventos da cidade do Rio de Janeiro, ganhou concursos e se apresentou para o Papa João Paulo II. Muito eventos do Coral da Tasso aconteciam no CREIB, Clube Recreativo dos Industriários de Bangu e Adjacências, que se localiza bem em frente à escola. 

                                                    


        No ano de 2002 a U.E. recebeu uma turminha bem especial e inesperada, em meio a rotina de segundo segmento e PEJA alguns pequeninos da Educação Infantil chegam na Tasso para mais um desafio a ser vencido. Foi uma passagem bem rápida , mas foi uma linda experiência. O marco mais especial dessa experiência foi a Festa Junina que, para atender com mais brilho ainda os aluninhos da E.I., aconteceu na Vila Olímpica Mestre André, um centro esportivo municipal do bairro que sempre se disponibiliza para atender eventos e parcerias com a escola.

                                        


     A última grande mudança da rotina  da Tasso Fragoso foi quando se torna Ginásio Carioca, um projeto de educação do então prefeito Eduardo Pais para atender as crianças e adolescentes  em horário semi- integral. Então, em  2017, o Ginásio Carioca General Tasso Fragoso passa a atender os alunos de 6ª  ao 9º ano e projetos de progressão de ensino no horário  de 7h às 15h, com as aulas regulares do currículo e aulas de formação dialética , como  Projeto de Vida, Eletiva , Estudo Orientado , Circulo
de Leitura e etc. 
    Esse é o formato atual de rotina da unidade escola até a data  desta publicação e é nesse espaço de intenso convívio e trocas que  a Escola Municipal General Tasso Fragoso se dedica com afinco à educação com objetivo de ser incentivadora desses alunos na busca por seus caminhos futuros e colaborar positivamente na sua formação como cidadãos e sujeitos únicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Ana Maria M. M. Frajolo