Entrevista com a professora Maria Luiza

Entrevista realizada com a professora Maria Luiza Loyola SantAnna para levantamento de informações relevantes do histórico da UE.     

Quando você chegou na Tasso Fragoso e como era a escola nessa época?

    Cheguei na escola dia 02/03/1978, a escola foi fundada 25/03/1977. Era Centro Interescolar General Tasso Fragoso. Era um centro de atendimento para as outras escolas, ao redor. Não tinha matérias comuns, os alunos  escolhiam o que queriam fazer: PIC (Programa de Integração e Comunicação. Teatro, Poesia, Diálogo). Técnicas comerciais, (aulas de datilografia, preenchimento de boletos, e  curriculum) Técnicas industrias (Trabalhos manuais, com madeiras, com argila, entre outras); técnicas agrícolas, criação de animais (frango) horta, Educação para o lar, (Receitas eram feitas), cuidados com a casa no ano de 1978  criou-se o núcleo comum atendendo da Quinta serie até a Oitava série, mas ainda tinha as matérias técnicas e o atendimento aos alunos das escolas próximas.   

    Quais diretores você trabalhou na escola? Quando?    

       Trabalhei com as diretoras Marlene Torres e adjunta Janete, Maria José Lessa e adjunta Vera Racca; e adjunta Léa; Carlos Sérgio; Iris Gandra; Alexandre e adjunta Rosemeire. 

    Quais mudanças mais significativas a escola teve desde de que você começou a trabalhar aqui? 

    Foi bem significativo a escola não funcionar  mais como Centro Interescolar, só como núcleo comum e passar a funcionar um PET (Polo Educacional para o Trabalho) onde tinha, ainda algumas matérias diferentes, Danças, Educação para o lar, Técnicas comercias. 

    Quando você chegou na Tasso? você se lembra de alguma parceria  que a escola tenha realizado junto da comunidade?

    A escola Tasso Fragoso sempre fez parceria com a Vila Olímpica Mestre André e o clube (CREIB).

     Qual sua melhor lembrança da Tasso? 

    Tenho muitas lembranças fortes  da Tasso, como: Participação de festivais de músicas da cidade do Rio de Janeiro. O sucesso da banda da escola, a Classe Especial da professora Rosemeire, mas, marcante foi a presença do CORAL 1000 vozes do RJ,  quando cantou para o Papa João Paulo.  

Publicado por Stephanny Soares e Kemilly Vitoria, Turma 1802; Escola Municipal General Tasso Fragoso ano 2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Escola Municipal General Tasso Fragoso

Entrevista com Ana Maria M. M. Frajolo