Entrevista com a professora Maria Luiza
Entrevista realizada com a professora Maria Luiza Loyola SantAnna para levantamento de informações relevantes do histórico da UE.
Quando você chegou na Tasso Fragoso e como era a escola nessa época?
Cheguei na escola dia 02/03/1978, a escola foi fundada 25/03/1977. Era Centro Interescolar General Tasso Fragoso. Era um centro de atendimento para as outras escolas, ao redor. Não tinha matérias comuns, os alunos escolhiam o que queriam fazer: PIC (Programa de Integração e Comunicação. Teatro, Poesia, Diálogo). Técnicas comerciais, (aulas de datilografia, preenchimento de boletos, e curriculum) Técnicas industrias (Trabalhos manuais, com madeiras, com argila, entre outras); técnicas agrícolas, criação de animais (frango) horta, Educação para o lar, (Receitas eram feitas), cuidados com a casa no ano de 1978 criou-se o núcleo comum atendendo da Quinta serie até a Oitava série, mas ainda tinha as matérias técnicas e o atendimento aos alunos das escolas próximas.
Quais diretores você trabalhou na escola? Quando?
Trabalhei com as diretoras Marlene Torres e adjunta Janete, Maria José Lessa e adjunta Vera Racca; e adjunta Léa; Carlos Sérgio; Iris Gandra; Alexandre e adjunta Rosemeire.
Quais mudanças mais significativas a escola teve desde de que você começou a trabalhar aqui?
Foi bem significativo a escola não funcionar mais como Centro Interescolar, só como núcleo comum e passar a funcionar um PET (Polo Educacional para o Trabalho) onde tinha, ainda algumas matérias diferentes, Danças, Educação para o lar, Técnicas comercias.
Quando você chegou na Tasso? você se lembra de alguma parceria que a escola tenha realizado junto da comunidade?
A escola Tasso Fragoso sempre fez parceria com a Vila Olímpica Mestre André e o clube (CREIB).
Qual sua melhor lembrança da Tasso?
Tenho muitas lembranças fortes da Tasso, como: Participação de festivais de músicas da cidade do Rio de Janeiro. O sucesso da banda da escola, a Classe Especial da professora Rosemeire, mas, marcante foi a presença do CORAL 1000 vozes do RJ, quando cantou para o Papa João Paulo.
Publicado por Stephanny Soares e Kemilly Vitoria, Turma 1802; Escola Municipal General Tasso Fragoso ano 2023.
Comentários
Postar um comentário